O globo dos “fuçadores” de hardware sempre aparece com alguma novidade cativante e inusitada, e dessa vez não foi diferente. O canal RetroGamingBase conseguiu fazer um monitor ancestral, daqueles CRT, alcançar a impressionante frequência de 700Hz.
O número é muito maior do que os 540Hz oferecidos pelo ROG Swift Pro PG248QP, por exemplo. É maior até do que os 600Hz que alguns painéis ainda em fase de testes e protótipos alcançam. E tudo isso em um Vision MasterPro512 que seria um par impecável para o PC Baratinho.
Como tudo na vida tem uma contrapartida, a desvantagem do monitor não está apenas em ser um produto ancestral. Para conseguir alcançar uma frequência tão absurda, o pessoal do canal RetroGamingBase precisou abaixar a resolução para apenas 320 x 120p. Curiosamente, essa é a mesma resolução do Game Boy Advance, que oferece o mesmo número de pixels em outro formato: 240 x 160p
É evidente que esse não é um exercício para desenvolver um produto de uso prático. O projeto, no entanto, nos lembra que nem todo avanço tecnológico chega sem sacrifícios. Por mais que telas LCD tenham se popularizado por inúmeras vantagens, suas limitações com frequência não são compartilhadas pelos monitores CRT. Nos modelos antigos, se você não se importar com qualidade de imagem, a taxa de atualização pode estar bem impressionante.
Como seria jogar em um monitor CRT?
Para quem gosta desse tipo de configuração amadora “só pra ver como é que fica”, o canal RetroGamingBase tem outros vídeos bem interessantes com seu monitor CRT. O destaque deste post tinha como objetivo apenas levar a frequência ao limite, mas em outros eles tentam obter configurações ainda “jogáveis”.
Em seu primeiro vídeo de sucesso, o canal colocou o monitor em 255Hz porque o Google teria dito “não ser possível” fazer isso. Em outra postagem, eles chegaram na casa dos 300Hz e ainda conseguiram jogar sem problemas.
Aproveitando o momento de descontração, ficam duas perguntas para os leitores responderem nos comentários: vocês sentem falta dos monitores CRT? Gostariam de ver um retorno para eles de alguma maneira?
Fonte: Adrenaline