Usuários do Windows estão se deparando com a infame Tela Azul da Morte após uma grande falha no provedor de cibersegurança da Crowdstrike. O problema é sério e está atingindo usuários do serviço massivamente em todo o planeta.
Entre os impactados estão serviços de linhas aéreas, bancos e até a mídia – como a Sky News, que teve suas transmissões comprometidas com o problema. A falha que afeta o sistema operacional da Microsoft mantém o loop da “BSOD” e sem forma aparente de escapar dele – o que causou diversas reclamações e fúria nas redes sociais.
JUST IN – Global cyber outage. Cybersecurity platform CrowdStrike is “down” worldwide, causing global IT problems, Microsoft crashes, 911 outages across several US states, and disruptions in international airlines, banks and media outlets. pic.twitter.com/8gW5RvTDNT
— Disclose.tv (@disclosetv) July 19, 2024
A Crowdstrike afirma que houve um erro na última atualização de seu software de proteção “Falcon”, que pode ser a causa da Tela Azul da Morte que está ocorrendo em diversos PCs com Windows em todo o terra. Eles também publicaram uma solução temporária para o problema, com os passos descritos abaixo:
Passos para a solução temporária:1. Faça o Boot no Windows no Modo de Segurança ou via Windows Recovery Environment;2. Navegue para o diretório C:WindowsSystem32driversCrowdStrike 3. Localize o arquivo “C-00000291*.sys” e o delete.4. Faça o Boot no servidor normalmente
Ainda que a Crowdstrike esteja tentando reverter a situação e providenciou uma medida temporária para reduzir os impactos, a Tela Azul da Morte do Windows já provocou diversos problemas e não há previsão para a situação voltar ao normal.
As principais companhias aéreas dos Estados Unidos, como a American Airlines, United e Delta tiveram de paralisar todos os seus voos hoje antecipadamente. No Brasil, já vemos diversas reclamações de usuários que não conseguem acessar suas contas nos apps de bancos.
Nem mesmo a bolsa de valores escapou da Tela Azul da Morte do Windows, como a de Londres que teve suas atividades interrompidas até o problema ser solucionado.
A Microsoft ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso, mas considerando que se tornou um problema global, é possível que já estejam trabalhando ao lado da Crowdstrike para solucionar o erro quanto antes.
Fonte: Adrenaline