Com mais de 2 bilhões de usuários globais, o WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais conhecido do mundo, segundo dados do Similarweb. Apesar desse número, o aplicativo ainda não é popular nos Estados Unidos, um mercado importante para apps e redes sociais.
De acordo com o relatório, o Facebook Messenger lidera como o app de mensagens mais popular nos EUA, também pertencente à Meta. O WhatsApp ainda está longe de ser o líder no país, com uma média de 15,15 milhões de usuários ativos diários, enquanto o Messenger tem 44,83 milhões.
Confira os motivos que fazem o WhatsApp não ser popular nos EUA:
Uso do SMS
O SMS ainda é muito utilizado nos Estados Unidos, mesmo que o próprio WhatsApp, o Messenger e o Telegram oferecem mais recursos e melhor segurança. Essa preferência está enraizada desde quando os EUA criaram sua própria infraestrutura de telefonia móvel.
Os planos de telefonia lá incluem SMS grátis e ilimitado e garante que qualquer celular, independentemente do modelo ou sistema operacional, possa enviar e receber mensagens.
Em contrapartida, no Brasil, o WhatsApp ganhou espaço porque utiliza dados de internet, incluindo Wi-Fi, em vez de cobranças por mensagem, tornando-se uma opção mais prática e versátil.
O Facebook Messenger se tornou a escolha principal dos americanos, muito devido à popularidade do Facebook no país e à ausência de necessidade de vincular a um número de celular.
Domínio do iPhone
O iOS da Apple é o sistema operacional móvel mais popular nos EUA há anos. Isso faz com que muitos americanos usem o iMessage, aplicativo nativo da Apple para mensagens.
Sendo a maioria usuário de iPhone, conforme dados do StatCounter, eles usam o iMessage ao invés de baixar outro app de mensagens.
Esse cenário explica por que o WhatsApp é popular no Brasil e em países da Ásia, onde não há barreiras entre sistemas operacionais, permitindo comunicação entre usuários de iPhone e Android. O Android é o sistema mais usado nesses locais, tornando o uso do iMessage irrelevante.