A Kioxia apresentou recentemente uma nova interface óptica para SSDs durante a FMS 2024. A empresa espera que sua tecnologia seja utilizada na criação de data centers mais sustentáveis, desde o ponto de vista ecológico.
A conferência Future of Memory and Storage (FMS) tem visto o anúncio de diversas novidades, mas a tecnologia óptica da Kioxia é especialmente voltada para sustentabilidade. A fabricante de memórias afirma que sua nova interface pode conectar CPUs e SSDs em locais diferentes, com distâncias de até 40 metros.
Os servidores seriam ligados por fibra óptica sem sacrificar eficiência energética ou qualidade do sinal. Além disso, a Kioxia alega que a distância pode aumentar para até 100 metros no futuro.
A vantagem da tecnologia, desde o ponto de vista ecológico, é a possibilidade de inventar ambientes separados para os processadores e drives de armazenamento. Isso permitiria atender às necessidades de resfriamento específicas para cada ambiente, reduzindo o gasto total de energia com o processo.
O projeto foi financiado em parte pelo plano de incentivo para tecnologias “verdes” em data centers, do Japão. O objetivo do plano é diminuir o gasto de energia de data centers em até 40% nos próximos anos, e a Kioxia afirma que sua solução óptica vai dar justamente isso.
Kioxia na corrida pela sustentabilidade
As demandas de energia e espaço físico do segmento HPC estão há anos em crescimento, impulsionadas pelo advento da febre por IA. Desse modo, as empresas têm buscado alternativas sustentáveis antes que a infraestrutura global não dê mais conta de acompanhar os avanços tecnológicos.
NANDs cada vez mais densos e drives com cada vez mais camadas podem auxiliar a diminuir o espaço físico exigido por data centers, mas só se a indústria der conta de acompanhar a demanda massiva de dados gerada por IA. É por isso que até alternativas biológicas têm sido buscadas para evitar que o planeta seja coberto por servidores.
A demanda energética, no entanto, continua. Soluções como a da Kioxia podem auxiliar a melhorar a eficiência do resfriamento, uma das áreas mais importantes para economizar energia.
Fonte: Adrenaline