Um update disponível tanto para o Windows 10 como para o Windows 11 tem causado problemas para alguns usuários. A atualização KB5034440 ou KB5034441, respectivamente, pode acusar um erro com o código 0x80070643. Agora, a Microsoft explicou como contornar o problema.
Ainda sem uma correção oficial da distribuidora do sistema operacional, o erro deve atrapalha updates de segurança com patches para vulnerabilidades do Windows. Assim, é importante que usuários afetados sigam as sugestões da empresa neste caso.
Resumindo, o problema é causado por falta de espaço para o WinRE (Windows Recovery Enviroment). O sistema automaticamente mantém uma partição de recuperação para o Windows, e ela não seria grande o suficiente para fazer a atualização – ou seja, pelo menos 250MB.
Para contornar o erro, infelizmente, é indispensável saber um pouco de prompt de comando. Antes de mais nada, o usuário vai se certificar que o erro está sendo realmente causado no WinRE por falta de espaço ou pela necessidade de atualizar. A Microsoft ensina como verificar para o Windows 10 e para o Windows 11 separadamente.
Se realmente houver necessidade de redimensionar a partição do WinRE, o passo a passo é explicado neste link. Será indispensável executar o prompt de comando (cmd) como administrador e seguir as instruções para definir o tamanho mínimo de 250MB.
Windows 11 ainda encontra resistência dos usuários
Muitos usuários do Windows não estão empolgados em migrar do 10 para o 11. É isso que mostram os dados sobre o alcance da versão mais recente do sistema operacional.
Enquanto o Windows 11 alcançou praticamente 30% dos PCs, ele só conquistou o feito agora que estamos próximos do fim do suporte ao Windows 10. E isso foi depois de apresentar queda por dois meses consecutivos – a única vez que um sistema da Microsoft teve queda na adoção antes de uma versão nova disponível.
Assim, bugs como o erro 0x80070643 podem ser especialmente problemáticos para o marketing da Microsoft. Mesmo o problema afetando as duas versões do sistema, é sua build mais recente que ainda tem muito a provar para os usuários.
Fonte: Adrenaline