CFO da Microsoft quer transformar o Xbox em uma assinatura
Após começar a trazer o acesso ao Xbox Game Pass a televisões e monitores gamer, a Microsoft já imagina um futuro no qual seus consoles podem estar completamente de lado. Segundo a CFO da companhia, Amy Hood, o crescimento da divisão de games pode envolver a transformação da marca em um serviço de assinatura.
“Acredito que o verdadeiro objetivo aqui é conseguir levar um amplo conjunto de conteúdos para mais usuários em mais lugares, e construir realmente o que parece mais nossa cara, o empresa de anuidade e assinatura de software”, explicou a executiva. Segundo ela, alguns avanços recentes do Game Pass deram sinais positivos de que esse é o caminho a seguir.
A declaração foi feita durante a apresentação dos mais recentes resultados financeiros da Microsoft. A companhia revelou que, em comparação com 2023, suas vendas de hardware caíram 42%, enquanto as receitas de games aumentaram 44%, impulsionadas principalmente pela aquisição da Activision-Blizzard.
Xbox já tem deixado console em segundo plano
A declaração de Hood não é necessariamente uma surpresa para quem vem acompanhando alguns movimentos recentes da empresa. No começo de julho, ela divulgou uma propaganda na qual afirmava que “você não precisava de um Xbox para jogar”, dada a recém-lançada compatibilidade do Game Pass com o Amazon Fire TV.
Segundo a executiva, o foco em assinaturas e em ofertas por streaming permitirá que a companhia monetize mais seus jogos e serviços em comparação com meios tradicionais. Ao mesmo tempo, a divisão de games já deixou claro que não abandonará os hardwares e continuará investindo no força como diferencial.
No entanto, dado as transformações pelas quais o Xbox vem passando, a Microsoft pode acabar seguindo caminhos inesperados para alguns de seus fãs mais dedicados. Em maio deste ano, rumores apontavam que a companhia estava disposta a seguir um caminho mais próximo do PC, criando dispositivos de referência que poderiam ser replicados por diversas fabricantes.
Fonte: Adrenaline