Fim da loja digital do Xbox 360
A Microsoft levou em frente na última segunda-feira (29) sua decisão de encerrar as atividades da loja digital do Xbox 360. A atitude foi lamentada pela Video Game History Foundation, que afirmou que, com isso, os jogadores perdem acesso legalizado a centenas de jogos e DLCs.
“Estamos trabalhando para consertar as leis de copyright para a preservação de games, mas, por enquanto, pensamos que um bolo não poderia causar mal”, afirmou a entidade no Twitter. Embora os jogos e expansões já adquiridas na loja ainda podem ser baixados por seus donos, esses conteúdos não vão estar mais disponíveis para novos usuários.
Fim da loja do Xbox 360 é retrato da era digital
Embora o final da loja do Xbox 360 seja lamentado por historiadores, a Microsoft não está sozinha em sua decisão de encerrar o acesso legal a jogos antigos. A própria Nintendo já encerrou suas lojas para o Wii, Wii e Nintendo 3DS, sendo que a Sony fez o mesmo com a loja de títulos do PSP.
A empresa japonesa ainda mantém disponíveis os conteúdos do PlayStation 3 e do PlayStation Vita, mas tem dificultado cada vez mais o acesso a eles. Atualmente eles só podem ser adquiridos usando os próprios sistemas antigos, só permitindo a aquisição de itens com créditos que já estejam associados às contas dos usuários.
Preservação de jogos
A Video Games Story Foundation é uma entidade sem fins lucrativos que tem como essencial objetivo preservar a história dos games e disponibilizá-los ao público. Entre suas iniciativas estão arquivos que mantém cartuchos raros e dados sobre os bastidores da produção de vários games — ela também trabalha fazendo o backup de ROMs para que jogos antigos não sejam perdidos.
Para garantir a preservação de jogos, empresas como o GOG trabalham com sistemas que dispensam DRMs, garantindo que seus produtos vão funcionar mesmo que a loja feche. Já o estúdio Midnight Society acredita que permitir que consumidores sejam donos de seus jogos digitais e trabalhem com sistemas de distribuição P2P é o único meio de evitar que parte da história se perca com o fim de marketplaces específicos.
Fonte: Adrenaline