A Microsoft fará com que novos computadores com Windows 11 versão 24H2 tenham a criptografia BitLocker ativada por padrão. A partir da mais recente atualização do sistema operacional, o usuário não precisará mais ter um PC com interface de Teste de Segurança de Hardware (HSTI) ou Modern Standby para ter um disco criptografado.
A novidade foi compartilhada recentemente pela corporação, que também promete muitas outras mudanças para o sistema, como o vínculo ao smartphone já integrando o Menu Iniciar, a volta de diversas opções perdidas na Barra de Tarefas e melhorias de segurança para aprimorar o serviço.
A proposta da Microsoft com o BitLocker é garantir que o usuário do Windows 11 (inclusive a versão Home) possa ativar o padrão assim que realizarem login pela primeira vez ou configurem seu PC, garantindo uma camada a mais de proteção.
Se o usuário não lembrar a senha para acessar o seu computador, o recurso do BitLocker exigirá a chave de recuperação armazenada em sua conta para recuperar o acesso. Isso garante não apenas que vejam ou mexam em sua máquina, mas que não tenham acesso ao que está contido nele sem a sua permissão.
Embora a Microsoft acione o BitLocker como um novo padrão no Windows 11 24H2, é importante mencionar que isto pode ser revertido facilmente ao desabilitar a função dentro do sistema operacional. Ou seja, mesmo já vindo com essa configuração de fábrica, o usuário escolherá se deseja manter ou não.
Além disso, o BitLocker é conhecido por ter sido o último grande problema da Microsoft com as atualizações do Windows, que levava o computador para a tela de recuperação e acionava a criptografia de imediato. No entanto, novos problemas foram mitigados nas últimas semanas e aparentemente seguem precavidos.
Caso o usuário deseje desativar o BitLocker, a Microsoft permite que faça isso de forma simples. Basta seguir os passos abaixo:
1. Vá até Configurações;
2. Na aba esquerda, localize a opção “Privacidade e Segurança” e clique nela;
3. Terá uma opção chamada “Criptografia do dispositivo” como slider, basta clicar ali para desativar.
Com essa opção, o usuário poderá decidir se deseja manter a criptografia do dispositivo ativa ou não.
Fonte: Adrenaline