A Quinas Technology, formada pela empresa britânica IQE e pelas Universidades de Lancaster e Cardiff, recebeu um importante aporte financeiro para avançar em sua pesquisa de UltraRAM. O governo do Reino Unido, através do Innovate UK, investiu £ 1,1 milhão no projeto, para avançar esforços de produção em massa da tecnologia.
O valor é equivalente a um pouco mais de R$ 7,75 milhões. A IQE, responsável pela fabricação efetiva dos componentes, vai receber a maior parte do financiamento. A empresa vai precisar inventar uma capacidade de fabricação de semicondutores especiais que não tem no momento.
O projeto de industrialização da pesquisa tem previsão de durar um ano. A ideia inicial é aumentar a escala do diâmetro dos wafers da UltraRAM, que atualmente alcançam 3” em Lancaster. O objetivo é dobrar esse tamanho para 6” na IQE.
“Nosso papel central vai ser caracterizar o material composto de antimônio feito na IQE, e assim que qualidade suficiente for confirmada, vamos fabricar e testar memória UltraRAM em áreas pequenas dos wafers da IQE”. Declarou Manus Hayne, professor da Universidade de Lancaster e um dos criadores da tecnologia.
Ele acrescenta: “em paralelo a isso, Lancaster vai continuar a trabalhar no escalonamento de UltraRAM, reduzindo o tamanho de dispositivos individuais e fazendo arrays cada vez maiores.”
Caminhada da UltraRAM para produção em massa ainda é longa
A organização Quinas vai usar seu investimento do governo para andar na direção da produção em massa, mas ainda não estamos tão próximos disso acontecer.
Os processos descritos por Hayne buscam um tamanho específico para a UltraRAM antes de sua “industrialização”. É nisso que os pesquisadores vão trabalhar ao longo do próximo ano, com o cientista concluindo:
“Assim que os dispositivos forem pequenos o bastante, e os arrays grandes o suficiente, o próximo estágio será demonstrar a fabricação em um wafer completo de 8”, e depois traduzir o processo para algo industrial, adequado para uma fábrica de semicondutores.”
Para quem não se lembra, a grande vantagem da tecnologia UltraRAM é inventar uma solução de alta velocidade, durabilidade e eficiência, mas sem a volatilidade da RAM tradicional. Explicamos em detalhe quando o recurso foi divulgado pela primeira vez, confira aqui.
Fonte: Adrenaline