A Microsoft pode em breve retirar um dos truques que os usuários têm utilizado para instalar o Windows 11 em PCs mais antigos não compatíveis. Uma versão para Insiders do sistema operacional já bloqueia um dos métodos de contornar a exigência do TPM 2.0, que gerou grande discussão quando o software foi lançado.
Os leitores devem se lembrar que o Windows 11 exige que o PC seja compatível com o módulo de segurança TPM 2.0 para ser instalado. Isso fez com que muitos proprietários de computadores mais antigos fossem excluídos do upgrade automático da própria Microsoft no Windows 10.
Logo foram descobertas maneiras de contornar essa exigência, incluindo usar um comando específico no CMD para o software “pensar” que é uma versão de servidor do Windows que será instalada. E é exatamente esse truque que não funciona mais em uma nova build do Windows 11:
O tweet acima vem de Bob Pony (@TheBobPony), mostrando que a build 27686 do sistema para insiders bloqueia o truque. Basicamente, o Windows determina que o PC sem TPM 2.0 não pode usar versões de servidor também.
Vai ficar mais difícil de instalar o Windows 11?
Recursos que aparecem em builds para insiders do Windows 11 nem sempre chegam às suas versões finais para o público. Entretanto, visto que o TPM 2.0 já é uma exigência para o sistema, não seria surpresa se esse bloqueio chegasse a uma distribuição mainstream da plataforma.
Mais sobre Windows:
Se for o caso, é possível que a mudança apareça no update 24H2 do sistema operacional. Por outro lado, talvez essa build já esteja muito próxima e o bloqueio apareça no 25H1.
De qualquer forma, ainda que a Microsoft passe a bloquear o truque do prompt de comando para contornar o TPM 2.0, ainda existem outras maneiras. Até o pessoal do TecnoBlog menciona que poderia ser possível primeiro instalar uma imagem mais antiga do Windows 11 (sem o bloqueio) para depois atualizar para uma versão mais recente, por exemplo.
Fonte: Adrenaline