O que segue é um relatório sobre supostas negociações entre empresas do setor de tecnologia e uma plataforma social para remover propagandas e impor medidas para “regularizar o conteúdo” publicado na plataforma. Algumas empresas, como a Electronic Arts (EA) e a plataforma de streaming Twitch, já estão trabalhando em um boicote ao X (nome da plataforma), como parte de uma aliança de propaganda global, batizada de WFA.
Esse boicote contém outras empresas, incluindo o TikTok, Chanel, Hasbro, HP, LEGO, CVS Health, Mars, Orsted e Unilever, entre outras. Durante uma audiência na Câmara dos Estados Unidos, a presença da indústria de games nos movimentos desse tipo não é inédita.
Recentemente, Sony, Warner Bros e Ubisoft interromperam temporariamente as propagandas na plataforma após denúncias feitas pela organização Media Matters. EA e Twitch não emitiram comprovantes ou respostas sobre as acusações.
Um rumor que circular por uns tempos aponta para um movimento que estaria a ser feito para punir a X e forçar a plataforma a cumprir normas de regulamentação. A presidente da X, Linda Yaccarino, descreve as ações desse tipo como “erradas” e ameaçou entrar com processos legais contra a WFA e outras empresas envolvidas no movimento.
A movimentação tem sido denunciada pela X como “ilegal” e uma afronta à liberdade de expressão. A CEO da plataforma afirma que essas medidas podem levar à remoção de conteúdo publicado pela plataforma. Além disso, Yaccarino compartilhou um vídeo online que expressa seu descontentamento com o boicote. A X também pretende ingressar com processos contra a WFA e outras empresas por conta de suas ações.
Fonte: Adrenaline