As práticas agressivas da Microsoft na promoção do seu navegador Edge parecem estar começando a mostrar resultados. O browser alcançou 13,74% em sua fatia de mercado no mês de julho, tornando-se o navegador que mais cresceu no período.
As informações vêm do Statcounter, que mostra o Chrome ainda reinando suprema na porcentagem de usuários totais de navegadores. Ou seja, o navegador da Google ocupa 64,72% do mercado, deixando o Microsoft Edge em uma distante segunda posição.
No entanto, é de se notar que durante o mês de julho o Edge conseguiu conquistar mais 0,39% do mercado. O número pode parecer minúsculo, mas é bem mais do que o obtido por concorrentes. No crescimento ano a ano, o valor é mais expressivo, já que o Edge tinha 10,76% do mercado em julho de 2023.
O terceiro lugar ficou para o Safari, da Apple, o único navegador exclusivo da lista. Novamente, a Apple mostra a popularidade de seus produtos, suficiente para colocar um navegador exclusivo no pódio dos mais usados em todo o globo.
A lista dos cinco maiores navegadores é a seguinte, acompanhada de seu crescimento ou redução para julho:
* Google Chrome: 64,72% (+0,03 pontos)
* Microsoft Edge: 13,74% (+0,39 pontos)
* Apple Safari: 9,1% (+0,07 pontos)
* Mozilla Firefox: 6,64% (+0,09 pontos)
* Opera: 2,46% (-0,45 pontos)
Edge cresce, Opera encolhe
O mês de julho foi especialmente péssimo para o Opera, que teve uma queda expressiva em sua fatia de mercado. O navegador já está na “lanterninha” há tempos e vem apresentando quedas consecutivas desde outubro do ano passado. Não só isso, desde janeiro não se observava uma redução tão considerável para o browser.
Curiosamente, no entanto, aqui no Brasil o Opera é mais popular. Em nosso país, o Chrome reina com ainda mais distância, mas o Opera aparece em terceiro lugar com 5,79% do mercado.
Porém, mesmo por aqui a situação do navegador não anda bem, uma vez que ele tem apresentado quedas em sua fatia de mercado desde abril deste ano.
Fonte: Adrenaline