O novo mini PC da GEEKOM pode não ser tão “mini” como outras opções, mas aposta em alto desempenho com resfriamento líquido para chamar a atenção. O Mega Mini G1 traz um Core i9-13900H e uma GeForce RTX 4060 em um gabinete bem futurista que não esconde os componentes internos.
Apesar do visual impactante e tamanho avantajado, o mini PC da GEEKOM ainda é bem menor que um desktop tradicional. Ele mede 250 x 150 x 150mm – ou seja, basicamente 5cm mais baixo que um Xbox Series X. Entretanto, grande parte do seu tamanho é dedicado a comportar o radiador do cooler, como é possível ver pelas imagens.
Aproveitando o resfriamento extra, a RTX 4060 do Mega Mini G1 roda em 120W, diferente de seu TDP padrão de 115W. A ideia da GEEKOM é mostrar o potencial de overclock para seu mini PC, e a empresa até divulgou alguns resultados de benchmark do produto:
O diminuto parrudo será lançado com opções de 1TB ou 2TB de armazenamento, e a memória RAM é limitada a 32GB. Ele suporta Wi-Fi 6E, Thunderbolt 4 e OCuLink para quem tiver planos de conectar uma GPU externa.
Preço e disponibilidade do novo mini PC da GEEKOM
Infelizmente, a fabricante não divulgou neste momento uma data específica de lançamento ou preço para o Mega Mini G1. Porém, a marca informou ao VideoCardz uma estimativa de valor, dizendo que o mini PC vai custar algo em torno de US$ 1.000 em seu lançamento. Mas informações foram prometidas para a IFA Germany, em setembro.
Enquanto as empresas tentam se destacar no segmento de mini PCs, é cativante ver uma alternativa que não se prende tanto no tamanho. Afinal, são muitas as opções que apostam em ter o produto mais compacto possível – às vezes recorrendo a gimmicks questionáveis como apenas colocar uma tela em cima do PC.
Para quem busca máxima portabilidade, no entanto, vale a pena conferir também o produto da Linglong, que colocou todo um computador dentro de um teclado dobrável.
Fonte: Adrenaline