A Microsoft está eliminando a limitação de 32GB para partições FAT32 no Windows 11, trazendo suporte a 2TB através do comando CMD após mais de 30 anos de presença em seus sistemas operacionais.
O novo limite está disponível apenas para testadores do canal Canary, que poderão analisar o recurso e levar um feedback para que aprimorem e possam levar aos demais usuários o quanto antes.
Quando estiver formatando discos no CMD usando o comando de “formatar”, acrescentamos o limite de 32GB para 2TB no FAT32.
De acordo com a Microsoft, a única coisa que estará sendo removida é o limite de 32GB no prompt – ou seja, na caixa de diálogo de formatação você continuará vendo a opção FAT32 dentro do Windows 11. Isso permanecerá até a corporação decidir atualizar o recurso ali também, algo que talvez não ocorra tão antecipadamente.
A limitação de 32GB de partição foi mantida desde a chegada da opção ao sistema operacional, no Windows 95, completando 29 anos em uma semana. O velho desenvolvedor da empresa, Dave Plummer, divulgou recentemente que foi responsável pela clássica caixa de diálogo que se manteve intocada por quase três décadas, assim como foi ele que determinou o limite no FAT32.
Ele também fez um ponto de que ele também teve de decidir quanto de ‘cluster slack’ seria o bastante, e acertei a restrição ao tamanho do formato de volume FAT para 32GB. Este limite foi uma escolha arbitrária naquela manhã e se tornou uma que ficou presa conosco como um efeito colateral permanente.
A Microsoft pode permitir que o suporte a partições FAT32 seja mais amplo, e espera-se que a limitação seja atualizada em próximas versões do Windows 11. Enquanto isso, a limitação de 4GB para arquivos individuais armazenados em volumes formatados ainda persiste, embora existam alternativas como a exFAT.
Fonte: Adrenaline