A Microsoft anunciou um novo sistema de atualizações que promete tornar o tamanho dos arquivos menores e seu download ainda mais veloz, tanto para o Windows 11 quanto para o Windows Server 2025.
O objetivo é trazer algo similar a “checkpoints”, visando uma eficiência maior na experiência do usuário. Com isso, eles desejam reduzir os downloads ao trazer apenas mudanças que foram realizadas de uma versão para a outra.
De acordo com as informações apresentadas pela Microsoft, isto ajudará a economizar largura de banda, espaço e tempo. Eles afirmam que este novo sistema de atualizações será implementado apenas no Windows 11 24H2 e nas versões posteriores.
O sistema atual da Microsoft
Hoje, o Windows 11 recebe atualizações de forma cumulativa e elas vêm uma vez em toda 2ª terça-feira do mês. Isso funciona da seguinte forma: entre um update e outro, são liberadas correções de problemas e mudanças. Só que, na versão seguinte, tudo isto será baixado novamente – de forma desnecessária.
O que a Microsoft propõe é consolidar pontos que se estabelecerão mensalmente, com estas atualizações seguintes trazendo apenas ajustes e novas mudanças – sem incluir o que já está instalado em seu dispositivo. Ou seja, apenas com arquivos diferenciais.
Com isto, eles trarão updates de forma mais frequente e permite que possam agir com maior velocidade para corrigir erros – com arquivos menores. Isto já existia no Windows 10, sendo alterado para o sistema cumulativo na atual versão do SO.
Chegada do Windows 24H2
É importante mencionar que ainda não há uma data estabelecida para a chegada do Windows 11 24H2 aos consumidores. A Microsoft aponta que isto ocorrerá ainda em 2024, mas não estabeleceu uma previsão ao público.
Esta versão está atualmente disponível apenas para alguns usuários dos novos PCs Copilot+ – o que indica que não deve demorar muito para os demais também receberem a atualização.
Outro ponto abordado pela Microsoft na sua declaração é que os clientes corporativos poderão optar por permanecer no sistema cumulativo usado atualmente – fornecendo mais opções para empresas que preferem manter seus updates da forma atual.
Fonte: Adrenaline