A Microsoft vem mudando sua abordagem com o Xbox e temos visto isso na forma de lançamentos multiplataformas e a possibilidade de jogar sem o console. Segundo o jornalista Tom Warren, a gigante da tecnologia deve investir menos nos mercados europeu, africano e do oriente médio por conta dos resultados baixos nessas regiões.
Essa informação vem de uma fonte ainda não confirmada por Warren. De acordo com essa informação, por conta do prejuízo que a Microsoft vem tendo nessas regiões, especialmente a Europa que é a maior, a decisão é de diminuir a oferta de consoles e focar no Game Pass, cloud gaming, PC e periféricos de Xbox.
A Microsoft tem tido dificuldades para vender os consoles Xbox Series X|S em muitos países da região EMEA, e o informante acredita que a Microsoft agora alocará menos estoque de consoles para a Europa como resultado.
Tom Warren
Na atual geração de consoles, o PlayStation 5 tem dominado, assim como também aconteceu na geração passada. Existem estimativas de que o Xbox vendeu cinco vezes menos que seu atual rival no primeiro trimestre deste ano.
Xbox tem se saído bem nos EUA
Segundo o levantamento mais recente da empresa de pesquisa de mercado nos EUA, Circana, nesses 43 meses de disponibilidade do PS5 e Xbox Series, o atual console da Microsoft já superou todo o ciclo de vida do Xbox One em 13% e está “levemente atrás” do Xbox 360, maior sucesso da marca.
Esses dados são referentes ao mercado norte-americano. Portanto, ao que tudo indica, a situação do console da Microsoft é melhor nos EUA. Em maio, por exemplo, o Xbox Series ficou em segundo lugar em dólar gerado com as vendas, passando o Nintendo Switch, algo que não costuma acontecer com frequência.
Through each console’s first 43 months in market, PlayStation 5 unit sales lead those of PlayStation 4 by 8%, while Xbox Series trails Xbox One by 13% and remains slightly behind Xbox 360.
— Mat Piscatella (@MatPiscatella) July 8, 2024
Com a disponibilidade de jogos first-party de Xbox para os consoles da Sony e Nintendo, não resta dúvida de que a Microsoft segue caminho para um outro momento com sua plataforma de games. Esse início ainda foi tímido, com Sea of Thieves e Hi-Fi, Rush, mas deve aumentar com o tempo.
Outro investimento considerável da Microsoft em games, está na possibilidade de rodar jogos na vapor sem o uso de um Xbox, algo que virou até propaganda. Só nos resta esperar para ver os próximos passos da plataforma na tentativa de aumentar sua participação no mercado de games.
Fonte: Adrenaline