A Microsoft confirmou que sua última atualização de segurança no Windows 10 e Windows 11 está fazendo com que PCs entrem no modo de recuperação. Com ele, usuários visualizam a tela de recuperação via BitLocker ao fazer o boot de seu computador ou notebook.
A atualização em questão é a OS Build 22621.3880 “KB5040442” e a empresa aponta que está investigando o problema para fornecer uma solução.
Além disso, de acordo com a Microsoft, o erro não aparece de forma “comum” após a atualização e que uma certa configuração traz ele à tona, como descrito abaixo:
É mais provável que veja este erro se você tem a opção de Criptografia do Dispositivo habilitada nas Configurações, no caminho Privacidade e Segurança > Criptografia do Dispositivo
Microsoft
Segundo visto por diversos usuários e a Microsoft constatou, os que habilitam a opção têm mais chances de ver a tela de recuperação BitLocker – que exige que o usuário digite a chave criptográfica de 48 dígitos no campo. Ao conseguir, estes terão acesso ao drive normalmente.
De acordo com as informações apresentadas pela corporação, estão sujeitas as seguintes versões do Windows:
- Client: Windows 11 version 23H2, Windows 11 version 22H2, Windows 11 version 21H2, Windows 10 version 22H2, Windows 10 version 21H2;
- Servidor: Windows Server 2022, Windows Server 2019, Windows Server 2016, Windows Server 2012 R2, Windows Server 2012, Windows Server 2008 R2, Windows Server 2008
Semana pesada para a Microsoft
Diga-se de ingresso que foi uma semana bem complicada para a Microsoft, que encara neste o segundo grande erro envolvendo o seu sistema operacional.
Na última sexta-feira (19), o software CrodwStrike Falcon foi atualizado e provocou o chamado “Apagão Global” – levando a 8,5 milhões de PCs com Windows para a infame “Tela Azul da Morte”.
Mesmo não provocando o problema, a Microsoft esteve no centro de toda a discussão por ser seu sistema operacional que sofreu com as falhas – causando a paralisação em diversos serviços no planeta todo, como em sistemas bancários e de hospitais, controle de tráfego de companhias aéreas, telecomunicações, supermercados e vários outros.
Fonte: Adrenaline