Uma correção temporária foi apresentada para resolver o problema que gerou um “apagão global” na última sexta-feira (19). Diversos serviços essenciais que dependiam do Windows ficaram inoperantes devido a uma atualização de segurança que gerou a Tela Azul da Morte no sistema operacional da Microsoft.
O problema gerado pela empresa de segurança cibernética, Crowdstrike, ainda não foi solucionado e continua prejudicando serviços ao redor do globo.
Correção para resolver problema do apagão global é temporária
Caso você tenha ficado longe da internet ou mesmo não tenha assistido a nenhum noticiário neste final de semana, talvez não tenha conhecimento sobre um dos maiores incidentes cibernéticos das últimas décadas: usuários e empresas que utilizam o Windows acordaram na manhã da última sexta-feira (19) com seus computadores acometidos pela temida Tela Azul da Morte devido a uma falha de atualização.
Esse problema atingiu milhares – senão milhões – de PCs e servidores ao redor do planeta, o que inclui serviços de saúde, bancos, companhias aéreas e grandes empresas de tecnologia. Tudo isso foi ocasionado devido a uma atualização defeituosa realizada pela empresa de segurança cibernética, Crowdstrike.
Uma das maiores empresas do segmento, a Crowdstrike presta seus serviços de cibersegurança a muitas grandes empresas em todo o planeta. Através de uma atualização errada na configuração do sensor como parte de seu mecanismo de proteção para uma de suas plataformas baseadas em nuvem, o Falcon, a empresa acabou interferindo de forma grave no funcionamento de muitos computadores que operam com Windows – que utiliza o serviço da empresa em seus protocolos de segurança.
A Crowdstrike já declarou que o problema foi corrigido, mas ainda levará um tempo para que os setores afetados possam restabelecer suas atividades de forma plena utilizando o Windows. Como solução temporária – principalmente para usuários privados – a empresa recomenda a seguinte solução temporária para correção do problema enquanto uma atualização plena não chega:
- Realize a ação de Boot no Windows através do Modo de Segurança ou via Windows Recovery Environment
- Acesse o diretório C:WindowsSystem32driversCrowdStrike
- Localize o arquivo “C-00000291*.sys” e o delete.
- Faça o Boot no servidor normalmente
Efetuando esse passo a passo, os usuários afetados poderão iniciar o Windows em modo de segurança e evitar o carregamento de drivers de terceiros, como o Crowdstrike. Outra opção é reiniciar o PC cerca de 15 vezes – ação que ajudou muitos usuários e que foi compartilhada pela própria Microsoft em sua página de suporte.
Embora a Crowdstrike tenha assumido total responsabilidade pelo erro e esteja trabalhando para corrigi-lo de forma plena, ainda não sabemos qual será a extensão dos danos ou mesmo quando tudo será solucionado.
VIA: Wccftech
Fonte: Adrenaline