Depois de confirmar oficialmente o encerramento de suas atividades nos EUA, a Kaspersky decidiu divulgar uma carta de despedida aos seus usuários. No texto, a empresa russa de cibersegurança revela que vai dar seis meses grátis para alguns de seus produtos no país.
“Obrigado por escolher e confiar na Kaspersky ao longo dos anos”, diz a postagem. “Estamos profundamente movidos por todas as palavras gentis e mensagens de apoio que recebemos nesses tempos difíceis.”
O documento informa que uma “seleção de soluções de segurança” estará disponível na conta My Kaspersky dos usuários nos EUA. Chama a atenção o prazo de gratuidade de seis meses, já que as autoridades norte-americanas determinaram o encerramento da venda dos produtos em 29 de setembro. A partir dessa data, mesmo que ainda seja possível acessar o software, a empresa não poderá mais dar updates no país.
Curiosamente, em sua carta de despedida a companhia russa ainda oferece algumas dicas de segurança virtual:
- Lembre-se de sempre fazer backups.
- Tome cuidado com links e verifique duas vezes suas fontes antes de clicar.
- Proteja sua identidade online, mude senhas regularmente e as mantenha longas e complexas.
A empresa anunciou que vai gradualmente encerrar seu comércio no país a partir do dia 20 de julho, próximo sábado.
Kaspersky tem chances de voltar aos EUA?
Desde seu anúncio oficial de saída do mercado norte-americano, a empresa russa de cibersegurança não se defendeu muito em suas divulgações ou fez promessas de voltar. Até agora.
Uma parte específica da fala na carta de despedida da Kaspersky chama a atenção: “Infelizmente, por enquanto, vocês terão uma escolha a menos para se defender de ameaças online”.
Ou seja, otimistas poderiam interpretar esse “por enquanto” como um indicativo de que a empresa teria planos para voltar. Porém, se depender do Departamento de Comércio dos EUA, fica difícil ter esperanças, agora que a Kaspersky foi parar em sua Lista de Entidades.
Fonte: Adrenaline