O JEDEC anunciou planos para os padrões DDR5 MRDIMM e LPDDR6 CAMM de memórias, revelando alguns detalhes sobre os componentes. O conselho, responsável pela padronização de tecnologias de memória ao redor do globo, afirma que esses módulos vão “revolucionar a indústria com banda e capacidades sem paralelo”.
A organização falou em especial do padrão MRDIMM, apresentado na semana passada pela Micron. A sigla significa Multiplexed Rank Dual Inline Memory Modules, e a tecnologia deve se manter compatível com RDIMM. Segundo o JEDEC, capacidade e confiabilidade devem ser as mesmas dos módulos anteriores, mas dobrando a banda para 12,8Gbps no novo formato.
O JEDEC destaca os seguintes recursos planejados para DDR5 MRDIMM:
- Compatibilidade de plataforma com RDIMM
- Uso de componentes DDR5 DIMM padrão, incluindo DRAM, formato e pinagem DIMM, SPD, PMIC e TS para facilitar adoção
- Escala I/O eficiente usando capacidade para RCD/DB
- Aproveitar o ecossistema LRDIMM existente para design e infraestrutura de testes
- Suporte a escalonamento multi-geracional para DDR5-EOL
Há planos também para componentes MRDIMM altos, a fim de aumentar a banda e capacidade sem mudar o pacote DRAM. Dessa forma, seria possível dobrar o número de pacotes DRAM no DIMM sem a necessidade de envelopamento 3DS.
JEDEC também fala de novidades para LPDDR6 CAMM
Seguindo os módulos CAMM2 atualmente disponíveis, o JEDEC prepara a próxima geração do formato para LPDDR6. A padronização mira em velocidades acima de 14,4GT/s para os módulos, com a tecnologia oferecendo um subcanal de 24-bit e um canal de 48-bit.
Infelizmente, a publicação do conselho traz detalhes sobre os novos módulos de memória que ainda estão nos planos para padronização. Ou seja, não temos ainda uma previsão para a publicação oficial desses padrões, o que nos deixa um tanto distantes do dia em que veremos produtos efetivamente finalizados chegando às prateleiras.
Enquanto isso, tivemos a chance de conferir de perto alguns módulos CAMM2 de memória na Computex 2024, e você pode ver as impressões do intrépido Diego Kerber no vídeo acima.
Fonte: Adrenaline