A Intel realizou a venda de sua participação em várias empresas no segundo trimestre de 2024, incluindo a Arm Holdings e a ZeroFox, além de reduzir sua participação na Astera Labs. O objetivo desse movimento era recuperar parte do prejuízo de $1,6 bilhão que a empresa sofreu no período.
A venda das ações da Arm e outras realizadas pela Intel foi submetida à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, mostrando que a tentativa de reduzir suas perdas financeiras e queda na bolsa de valores pode ter desestabilizado seus planos a longo prazo.
A Intel também reduziu sua participação na Astera Labs, que foi um investimento estratégico para assegurar um fornecimento “imediato” de componentes, como temporizadores de PCIe, por exemplo.
Além disso, a empresa registrou um prejuízo líquido de $120 milhões em investimentos de capital no último trimestre. É importante notar que essas não foram as únicas baixas da Intel nos últimos meses. Além de ter de vender suas ações e participação na Arm, ZeroFox e Astera Labs, a empresa afirma ter demitido 15 mil funcionários de sua equipe.
Essa demissão em massa não foi bem recebida no mercado, o que levou a uma redução de 33% no valor de suas ações. Além disso, a instabilidade nos CPUs Raptor Lake e Raptor Lake Refresh também prejudicou a imagem da empresa perante o público.
A situação da Intel está se tornando cada vez mais instável, com a empresa enfrentando problemas financeiros e de imagem. A venda de sua participação na Arm e outras empresas é apenas um exemplo disso. A empresa também está enfrentando concorrência de sua rival, a AMD, que recentemente lançou os Ryzen AI 300 e os desktops Ryzen 9000.
Fonte: Adrenaline