A Huawei pode lançar uma versão para PCs de seus sistema operacional livre de Android ainda neste ano. É isso que indicam rumores e pessoas próximas ao assunto, levantando a possibilidade de vermos a estreia do HarmonyOS Next no último trimestre de 2024.
“A crescente aparição de layouts da UI da versão para PC do HarmonyOS no site para desenvolvedores da Huawei sugere que o HarmonyOS Next para PC está definitivamente alinhado para lançamento no Q4 deste ano.”
A declaração acima veio de jasonwill (@jasonwill101), que trabalha com o sistema da Huawei. Ele postou o texto seguido das imagens que têm aparecido no site:
The increasing appearance of HarmonyOS PC version UI layouts on Huawei’s developer website suggests that HarmonyOS Next for PC is definitely set to launch in Q4 this year. pic.twitter.com/oEmRAsN0CC
— jasonwill (@jasonwill101) July 16, 2024
O HarmonyOS original se baseia em AOSP, uma versão open-source do Android. Já o HarmonyOS Next é completamente independente – tanto que nem é compatível com arquivos .apk, o formato para aplicativos no sistema da Google. A Huawei tem trabalhado em estar independente de tecnologias dos EUA há anos, desde que começou a pressão comercial do país contra a China.
Nas imagens compartilhadas podemos ver que o design do HarmonyOS Next no PC lembra bastante o MacOS. A barra de ferramentas na parte inferior da tela é o que mais chama a atenção em sua semelhança com o sistema da Apple.
As imagens também ressaltam a integração do PC com o telefone usando o HarmonyOS Next. É que se espera de um sistema concebido para smartphones antes de mais nada, e depois para o computador.
HarmonyOS Next busca ser o “Windows chinês”
A Huawei busca alcançar na China com o HarmonyOS o mesmo tipo de dominância que a Microsoft tem nos EUA com o Windows. A diferença é que, no caso da empresa asiática, esse alcance se estenderia aos dispositivos móveis, área onde a Microsoft nunca teve êxito.
Apesar de novo, o sistema da Huawei já alcança 16% dos celulares na China, segundo o Tom’s Hardware, com expectativas de crescer nos próximos anos. Com investimentos do governo e o plano chinês de não usar mais tecnologia ocidental alguma em suas instituições até 2027, a expansão do HarmonyOS Next é uma realidade bem visível no horizonte.
Fonte: Adrenaline