A Microsoft tem mudado sua abordagem com o Xbox, a mudança nos preços e planos do Game Pass é um exemplo. O órgão norte-americano FTC critica a atitude da empresa com essa mudança, lembrando que havia uma garantia de que isso não aconteceria depois da compra multibilionária da Activision Blizzard.
O FTC foi um dos órgãos reguladores mundiais contra a aquisição da Activision Blizzard por estar ansioso com possíveis danos aos consumidores, que é o que está acontecendo agora com essas mudanças, do ponto de vista do órgão.
A degradação do produto – a remoção dos jogos mais valiosos do novo serviço da Microsoft – combinada com o aumento de preços para os usuários existentes, é exatamente o tipo de dano ao consumidor decorrente da fusão que a FTC alegou.
FTC
O FTC crítica o aumento de preço com degradação de produto, que está relacionado a mudança nos planos, mudando o princípio de dar jogos lançamentos já no dia 1, além da grande quantidade de demissões que já aconteceram neste ano por parte da Microsoft, algo também que já foi alvo de críticas do órgão norte-americano.
“Os aumentos de preços e a degradação do produto da Microsoft – combinados com os investimentos reduzidos da Microsoft em produção e qualidade do produto por meio de demissões de funcionários – são as marcas registradas de uma empresa que exerce autoridade de mercado após a fusão“, disse o órgão regulador dos EUA.
Microsoft não estaria cumprindo sua palavra para o FTC
Para eles, o aumento de preço “coincide com a adição de Call of Duty à categoria mais cara do Game Pass, e a descontinuação da categoria de console acontecerá pouco antes do lançamento do mais novo jogo do CoD”. O FTC então lembra que a Microsoft havia garantido que a oferta de COD beneficiaria todos os assinantes.
De acordo com o FTC, a Microsoft prometeu que “a aquisição beneficiaria os consumidores ao tornar [CoD] disponível no Game Pass da Microsoft no dia em que for lançado no console (sem aumento de preço para o serviço com base na aquisição)“.
As mudanças no Game Pass começarão a valer em setembro com o plano mais caro passando a custar R$ 59,99. A nova categoria mais barata não oferecerá mais os lançamentos do Xbox Game Studio no dia 1. Nada muda sobre jogos third-party nesse sentido. A Microsoft ainda não se pronunciou sobre as acusações do FTC.
Fonte: Adrenaline