A fabricante chinesa de semicondutores SMIC parece ter conseguido um avanço considerável na eficiência de seus chips com o processo de 5nm. Como quase toda informação sobre o assunto vinda da China, estamos falando de um rumor não confirmado oficialmente.
O boato vem de Digital Chat Station, na rede social Weibo. A conta é conhecida por muitos vazamentos corretos no planeta dos dispositivos móveis, então não admira postar sobre a SMIC, que trabalha com a Huawei. O post aparece abaixo, seguido de sua tradução:
“A performance do consumo de energia para os ‘5nm’ produzidos domesticamente no fim do ano é muito melhor do que o esperado.”
Conforme mostrado no post, além de falar da eficiência do processo – que estaria superando expectativas – o “vazador” também garante que os chips aparecem no fim do ano. No entanto, não temos nenhuma menção sobre a possibilidade deles serem usados em processadores Kirin, da Huawei.
Enquanto a maioria das fabricantes trabalha com máquinas EUV em seus processos mais modernos de litografia, empresas chinesas tiveram seu acesso à tecnologia restrito. Assim, a SMIC teve recorrer ao maquinário “velho” DUV já presente no país para alcançar os 5nm, o que levanta suspeitas sobre a qualidade final dos produtos.
A China famosamente enfrenta duras sanções comerciais dos EUA que visam impedir o seu desenvolvimento tecnológico. Com a justificativa de “segurança nacional”, o país norte-americano tem restringindo a exportação de uma diversidade de produtos, barrando a capacidade de seu rival asiático competir no segmento de semicondutores.
Desse modo, empresas chinesas têm buscado independência em hardware e software para não parar os avanços nacionais. Em especial neste momento que o planeta vive o “boom” da IA generativa. Os resultados, no entanto, são variados.
Apesar da boa notícia para a Huawei sobre o processo de 5nm da SMIC, já tivemos rumores que a fábrica tem enfrentado problemas de produção para processadores IA da empresa. Dizem boatos que o rendimento na fabricação dos Ascend 910B não tem sido dos melhores.
Fonte: Adrenaline