Um programador conseguiu fazer o Windows 11 rodar em um iPhone 15 Pro – ainda que de maneira extremamente lenta. O escritor do feito é NTDEV (@ntdev_), criador do Tiny11, e ele postou no Twitter imagens do sistema da Microsoft funcionando no dispositivo da Apple:
Behold, probably the very first instance of Windows 11 (in form of tiny11 core) on UTM SE. It is TERRIBLY slow, booting in about 20 minutes, but nonetheless, it’s still Windows 11 on an iPhone 15 Pro! pic.twitter.com/Iyr5Txy8uh
— NTDEV (@NTDEV_) July 20, 2024
NTDEV explica no tweet que conseguiu essa façanha usando uma build Tiny11 Core do Windows 11, rodando através de um emulador para PC no iPhone 15 Pro, o UTM SE. O emulador, no entanto, está funcionando em uma máquina virtualizada que simula um processador de 1 núcleo, a 1GHz, com 2GB de memória RAM.
Sendo assim, a performance está distante do que poderia ser “usável”, como apontado pelo próprio dev. No post, ele afirma que o sistema está “TERRIVELMENTE devagar”, levando cerca de 20 minutos só para fazer o boot.
É evidente que o exercício não é uma tentativa de efetivamente usar um sistema operacional feito para desktops em um dispositivo. NTDEV está promovendo a a leveza e funcionalidade da Tiny11, build extremamente leve do Windows 11, e a “brincadeira” também serve para ressaltar as possibilidades do emulador UTM SE.
A Tiny11 é uma build feita com a intenção de deixar o Windows 11 o mais leve possível e permitir que o sistema rode em PCs mais fracos. O software fica quase sem nenhum de seus apps pré-instalados, mas ainda é uma versão completa do sistema operacional.
Não deve ser confundido, por exemplo, com o app do Windows que a Microsoft lançou no final do ano passado. Diferente de um sistema feito para operar o PC, o app foi desenvolvido para rodar em um dispositivo já com seu sistema. Ele traz funções mais simples e uma usabilidade melhor planejada para celulares e tablets.
Assim, NTDEV pode não ter colocado um tipo de Windows no iPhone pela primeira vez, mas essa ainda é a estreia do Windows 11, em específico, num iPhone 15 Pro.
Fonte: Adrenaline