A Nvidia pode revelar que estava surfando em uma bolha e não em uma onda se a indústria não começar a lucrar de verdade com IA. É isso que alerta Chey Tae-won, chefe da SK Group e um dos diretores da Câmara de Comércio e Indústria da Coreia (KCCI).
O executivo falou sobre o assunto no 47º fórum de Jeju, organizado pela KCCI. Ele comenta que, enquanto a Nvidia aproveita imenso sucesso com a corrida das empresas para investir em IA, a indústria pode entrar em colapso rapidamente se o público não corresponder às expectativas.
No momento, apesar do hype, as pessoas não parecem muito interessadas em pagar por IA. O TechSpot cita uma pesquisa com 20.000 participantes em que somente 16% deles disseram que investiriam mais em um dispositivo pela tecnologia. Vale lembrar ainda que os compradores de PCs Copilot+ têm escolhido os notebooks muito mais pela duração da bateria.
Para dar mais peso á fala de Chey, uma estimativa especialmente terrível para os investidores veio recentemente da Sequoia Capital. A firma de capital financeiro antecipa que a indústria da tecnologia teria que render US$ 600 bilhões anualmente só para pagar os investimentos em IA atuais.
O chefe da SK Group comparou a corrida por IA com a “corrida do ouro”, que aconteceu no século XIX na Califórnia. Enquanto milhares de pessoas correram atrás de conseguir ouro, vendedores de picaretas enriqueceram. Porém, quando o ouro acabou, até os vendedores de ferramentas quebraram.
Nesta anedota, a Nvidia seria a vendedora de picaretas. E a empresa ainda precisa se preocupar com as concorrentes na área de ferramentas além de tudo.
Nvidia deve enfrentar concorrência em veloz
Além de se preocupar com a possibilidade da IA generativa ser uma bolha, a Nvidia deve estar de olho ainda na concorrência, segundo Chey.
O executivo diz que o modelo da gigante das RTX pode “colapsar” se alguma concorrente como AMD ou Arm conseguir proporcionar soluções parecidas por valores mais baratos. O hardware não precisaria ter tanta performance quanto uma H100 se o preço compensar.
Preocupada com avisos ou não, a Nvidia certamente está aproveitando bem a corrida da IA. A companhia figura entre as três maiores do globo, ficou momentaneamente no topo, e existem previsões absurdamente positivas para o seu crescimento.
Fonte: Adrenaline