Tecnologia avançada nas baterias pode ser o futuro do setor. No últimos dias, a Group1, empresa do Texas, apresentou a primeira bateria de potássio do globo em formato industrial padrão, conhecido como 18650. Trata-se de uma forma cilíndrica, similar às pilhas AA, porém um pouco maior.
O produto apresentado pela Group1 destacou as baterias de íon-potássio como superiores às alternativas de íon-sódio ou as bem mais populares íon-lítio. Isso é demonstrado no gráfico abaixo, onde as baterias de potássio apenas não superam as de lítio em energia volumétrica, por muito pouco.
A tecnologia de íons-potássio, também conhecida pela sigla KIB, destaca-se também por sua sustentabilidade. As baterias usam componentes comuns, como grafite e fórmulas conhecidas de eletrólitos, o que não é indispensável em baterias de íon-lítio, que requerem minerais “críticos”, como níquel, cobalto e o próprio lítio.
Até por isso que as novas baterias da Group1 foram apresentadas na 14ª conferência Beyond Lithium (Além do Lítio), criada para buscar alternativas mais eficientes e sustentáveis do que o lítio.
De dispositivos portáteis a carros elétricos, baterias estão em tudo. A popularização de produtos eletrônicos de todo tipo geralmente envolve enaltecer apenas avanços em performance. No entanto, o componente crítico para qualquer coisa funcionar fora da tomada é o bateria.
Os cientistas e empresas têm buscado alternativas mais sustentáveis. Carros elétricos serão especialmente impactados, pois mais eficiência significa literalmente seguir mais longe.
As baterias de potássio, entres suas vantagens, prometem ainda mais recargas antes de apresentar degradação perceptível. Isso significa mais longevidade para veículos, o que pode impactar positivamente no mercado de usados, atualmente comum para automóveis a combustão.
A nova tecnologia pode não estar distante de aparecer em produtos finalizados. O TechSpot informa que a Group1 já começou a distribuir amostras de suas KIB para fábricas e clientes analisarem.
Fonte: Adrenaline