Unreal Engine 5: O Futuro da Realidade Aumentada
A Unreal Engine 5 (UE5) é a mais recente versão do renomado motor gráfico desenvolvido pela Epic Games, lançada em abril de 2022. Notavelmente reconhecido por sua capacidade de desenvolver gráficos impressionantes e ambientes extremamente detalhados, o UE5 é a base para que desenvolvedores de jogos, estúdios de cinema, arquitetos e criadores de conteúdo digital em diversas indústrias.
Quais os principais avanços da UE5 em relação à UE4?
Nanite
Este sistema de geometria virtualizada permite a importação de arte em qualidade de filme, eliminando a necessidade de níveis de detalhes (LODs) manualmente. Com o Nanite, é possível renderizar bilhões de polígonos em tempo real, proporcionando um nível de detalhe sem precedentes.
Lumen
A nova solução de iluminação global dinâmica do UE5 permite que a luz indireta reaja de maneira realista às mudanças na iluminação direta e na geometria da cena. Isso facilita a criação de ambientes virtuais que respondem de forma natural às variações de luz, como a ingresso do dia para a noite ou a introdução de novas fontes de luz.
World Partition
Esta inovação reorganiza a maneira como os mundos virtuais são gerenciados, utilizando um sistema de grade para mapear subníveis de um universo completo. Isso facilita a criação de grandes mundos abertos e melhora a colaboração entre equipes, permitindo o emprego em paralelo.
MetaSounds
Oferecendo maior controle e flexibilidade sobre o áudio, o MetaSounds permite a criação de um sistema de som totalmente procedural, melhorando significativamente a qualidade sonora dos projetos.
Ferramentas de animação
O UE5 expandiu também seu conjunto de ferramentas de animação com o Control Rig, que permite desenvolver e compartilhar rigs entre personagens, e o Full-Body IK solver, que ajuda a desenvolver movimentos mais naturais.
Temporal Super Resolution (TSR)
Um sistema de upsampling integrado, independente de plataforma e de alta qualidade, que permite ao motor renderizar a uma resolução muito menor, mas com fidelidade de pixel semelhante a quadros renderizados em alta resolução. Isso alivia significativamente os recursos de renderização enquanto mantém a qualidade visual.
Modelagem
A Unreal Engine 5 inclui um conjunto de ferramentas de modelagem integradas, que estão em constante expansão. Isso inclui edição de malhas, script de geometria, criação e edição de UVs, e atributos de malha e baking. Com essas ferramentas, os artistas podem desenvolver e iterar ativos diretamente no Unreal Editor, economizando tempo e reduzindo o potencial de erros.
Como funciona o sistema de licenciamento da Unreal Engine?
O sistema de licenciamento da Unreal Engine 5 é projetado para ser flexível para absorver diferentes demandas do mercado. Existem três principais opções de licenciamento oferecidas pela Epic Games:
* Licença Padrão: gratuita para criadores independentes, editores, hobistas, estudantes e educadores.
* Programa Enterprise: variável para profissionais não relacionados a jogos e empresas.
* Licença Personalizada: sob consulta para desenvolvedores de jogos e grandes estúdios.
As 16 melhores demos de UE5 até agora
1. Tech Demo “Next-Gen”
Uma das primeiras demonstrações oficiais da UE5, lançada há dois anos, já destacava o potencial do motor gráfico. Combinando o Lumen para desenvolver efeitos de iluminação e sombras realistas e o Nanite para gerar desenhos geométricos detalhados, a demo rodava no PlayStation 5 e deixou claro o salto tecnológico oferecido pelo UE5.
2. Geometria e Iluminação
O projeto “The Path” de AnuarFigueroa3D, criado na Unreal Engine 5, mostra a capacidade do motor gráfico de gerar cenários detalhados. Com texturas realistas, folhas individuais nas árvores e efeitos de iluminação impecáveis, a cena toda parece uma renderização do planeta real.
3. Arquitetura e Clima
Utilizando a visualização arquitetônica (Archviz), o canal WaveFunction VR demonstra como a UE5 pode gerar mudanças climáticas realistas. A demo mostra efeitos de chuva e neblina que parecem reais, evidenciando o potencial do motor gráfico para simular condições climáticas do planeta real.
4. UE5.2 com fotorrealismo
Durante a Game Developers Conference (GDC) deste ano, a Epic Games demonstrou as capacidades do Unreal Engine 5.2. As sequências apresentadas mostraram visuais incrivelmente detalhados e realistas, sugerindo que em ágil será difícil distinguir entre cenas de videogames e gravações do planeta real.
5. Demo Metahuman de Hellblade 2: Senua’s Saga
A demo de Hellblade 2 destaca o incrível nível de fotorrealismo que a Unreal Engine 5 pode alcançar. Cada detalhe, desde os poros no rosto da personagem Senua até os reflexos do sangue, foi criado e renderizado no motor gráfico da Epic Games, resultando em uma apresentação que poderia facilmente ser confundida com uma filmagem do planeta real.
6. A estação Etchu-Daimon
Criada pelo artista Lorenzo Drago, a demo da estação de trem Etchu-Daimon é um exemplo impressionante de fotorrealismo na UE5. A atenção aos detalhes é tão meticulosa que a demo poderia facilmente ser confundida com uma gravação real, exceto pelos elementos mais trevosos e assustadores no final do vídeo.
7. The Matrix Awakens
“The Matrix Awakens” é uma demo jogável criada pela mesma equipe responsável pelo último filme da franquia Matrix. Ela permite aos jogadores explorar uma cidade em planeta aberto com cenas cinemáticas extremamente realistas. Com visuais caprichados e sequências de tirar o fôlego, a demo mostra o potencial da UE5 para desenvolver experiências imersivas e visualmente impressionantes.
8. The Cavern
Desenvolvida pelo The Coalition, estúdio por trás dos títulos mais recentes da série Gears of War, “The Cavern” demonstra a capacidade da Unreal Engine 5 de renderizar dezenas de milhões de polígonos em tempo real.
9. Cliffwood Village por Taichi Kobayashi
Esta demo apresenta uma vila alpina ultra-realista com um rio turquesa fluindo por um assentamento detalhado na montanha. Criada pelo artista japonês Taichi Kobayashi, a demonstração destaca a capacidade da UE5 de integrar perfeitamente ativos de diversas ferramentas de animação.
10. Finnish Serenity por Raynidos
Ray Vanderhaegen, da Jaw Drop Games, criou uma cabana de madeira em uma floresta finlandesa, usando a UE5 para renderizar a folhagem detalhada. A tranquilidade do cenário é capturada com precisão, mostrando a potência do motor gráfico em desenvolver ambientes serenos e realistas.
11. The Old Sawmill por Quantum Images
Quantum Images, com sede em Quebec, utilizou a UE5 para desenvolver uma atmosfera sonhadora em um moinho abandonado. A demo faz uso do sistema de iluminação global dinâmica Lumen e ativos de névoa 2D, criando um cenário envolvente e atmosférico.
12. Discovering Perú por Jhosep Chevarria
Esta demo recria paisagens icônicas do Peru, desde a costa tropical de Lima até a selva amazônica e a cidadela inca de Machu Picchu. Usando megascans e fotogrametria, Jhosep Chevarria demonstrou como a UE5 pode replicar com precisão a encanto natural de lugares reais.
13. Nocturne por Alec Tucker
“Nocturne” é um curta-metragem que usa a UE5 para desenvolver ambientes sombrios e misteriosos, como fazendas rurais e bairros desertos. A névoa e a iluminação são usadas de forma a desenvolver uma sensação de mistério, perfeita para jogos de terror.
14. RoP (Realtime Niagara PBD) por sumours
Inspirada pela série “The Rings of Power”, esta demo mostra partículas dinâmicas vibrando em padrões complexos. Criada por Wallace David, do canal sumours, a demonstração destaca o força do sistema de efeitos visuais Niagara da UE5.
15. Hacking Reality por 3Dystopia
Esta demo começa com uma rua francesa real antes de se transformar em uma renderização na UE5, quase indistinguível da realidade. Utilizando fotogrametria com 1.500 imagens de vídeo 6K, 3Dystopia demonstrou como a UE5 pode recriar espaços reais com precisão incrível.
16. Anime Tokyo por Yan Ru
A demo “Unreal Engine 5 Anime Tokyo”, criada pelo artista Yan Ru, mescla cenários realistas com personagens em estilo anime. A recriação fiel de Tóquio permite que os usuários explorem a cidade virtualmente, destacando a
Fonte: Adrenaline