A empresa de análise financeira e estatísticas em tech Canalys estima que 8,8 milhões de PCs com Inteligência Artificial (IA) foram vendidos no segundo trimestre de 2024. Afirmativa calcula que até o fim do ano um total de 44 milhões de unidades terão sido vendidas.
Para fazer seus cálculos, o pessoal da Canalys considerou todo e qualquer PC equipado com um processador dotado de NPU (Neural Processing Unit). Ou seja, dispositivos com processadores mais atuais, em especial notebooks, já são em sua maioria considerados PCs com IA pela Canalys.
Dessa forma, 14% dos computadores e notebooks vendidos no Q2 de 2024 contavam com uma NPU, totalizando 8,8 milhões de unidade. Os analistas estimam que a tendência é continuar crescendo para alcançar os mais de 40 milhões até o fim do ano. Ishan Dutt, analista da Canalys, declarou que o essencial benefício para as fabricantes de PCs com IA tem sido o crescimento nas vendas de produtos premium.
“Envios de PCs Windows na faixa acima de US$ 800 cresceram 9% em sequência no Q2 de 2024, com PCs capazes de IA nessas faixas de preço crescendo 126%. Conforme a gama de recursos de apps que aproveitam a NPU aumenta e os benefícios para a performance e eficiência se tornam mais claros, a proposta de valor para PCs capazes de IA deve permanecer robusto”, declarou Dutt.
A decisão da Canalys de considerar qualquer dispositivo com NPU um de seus “PCs com IA” vai inevitavelmente resultar num crescimento nas vendas desse tipo de produto. Isso não significa necessariamente um interesse maior do público, uma vez que a maioria dos novos processadores contam com o componente. Porém, a firma fez uma enquete rápida que pode demonstrar uma preferência dos compradores por IA:
A imagem acima mostra o interesse das pessoas em PCs com a nova tecla Copilot, da IA do Windows. Entre os participantes, 59% responderam que preferem um pouco ou preferem muito que o PC ou notebook tenha uma dessas teclas. Entretanto, os resultados são referentes a apenas 240 pessoas.
Mais sobre IA:
A Canalys conclui que o aumento na compra de PCs com NPUs indica um aumento no interesse do público, mas pesquisas anteriores contradizem essa informação. Notebooks Copilot+, por exemplo, aparentemente estão atraindo compradores muito mais pela sua autonomia. Além disso, uma pesquisa da WSU concluiu que o uso do termo IA em produtos tem afastado clientes em vez de atraí-los.
Fonte: Adrenaline