A Microsoft pode estar bem descontente com o ocupação da 343 Industries dentro da franquia de jogos Halo, tomando uma decisão definitiva sobre as repetidas falhas. Um novo vazamento aponta que o estúdio passará apenas a supervisionar o desenvolvimento de novos games, enquanto outro pode assumir a série daqui em diante.
A informação foi compartilhada por Bathrobe Spartan, que já se mostrou ser uma fonte confiável de diversos outros vazamentos que vieram antes. O leaker aponta que a corporação não está confiante em outro projeto liderado por eles, permitindo que eles trabalhem apenas no conceito, pré-produção e na supervisão dos próximos títulos.
🪙 New Production Method
➡️ 343 Industries has shifted to a new production method➡️ Separating “Leading development” & Production➡️ Hiring Lead positions to do the Concept & Pre-Production in-house & handing off the Production work to another studios➡️ Similar to Halo Wars 2 pic.twitter.com/NrImU4CF4s
— Bathrobe Spartan 🎧 Podcast Halo (@BathrobeCast) July 14, 2024
Ao dialogar com ex-funcionários da 343 Industries, ele também aponta que as demissões em massa impactaram bastante suas atividades. Com uma equipe de mais do que 500 pessoas no fim de 2023, atualmente há menos de 280 e foram cortados os times de comunicação interna e marketing – que são cuidados pela Microsoft neste momento.
Isto tudo pode se encaminhar para uma mudança de rumos, não apenas nas atividades da desenvolvedora, mas também para toda a franquia Halo. É importante lembrar que a primeira trilogia foi desenvolvida pela Bungie, com a 343 Industries cuidando da história de Master Chief de Halo 4 em diante. Agora, outro poderá continuar sua saga.
Outro aspecto que vale ser mencionado são nas inúmeras polêmicas que a 343 Industries se envolveu desde o anúncio de Halo Infinite, ainda em 2019. Com seus gráficos e visuais se tornando uma piada na internet (com Craig se tornando o “Sonic feio” do Xbox), eles tiveram de adiar o lançamento do jogo para aprimorar a experiência.
Grande parte das promessas para o lançamento do game não foram cumpridas, com algumas chegando apenas via atualizações em momento posterior e outras como as cenas narrativas durante as temporadas sendo cortadas de forma definitiva.
A gota d’água com a 343 Industries em relação aos jogadores teve o seu ápice com a cobrança considerada abusiva para a compra de skins no multiplayer online, incluindo constantes aumentos e trajes clássicos. Em 2023, foi registrada uma queda de 98% dos jogadores de Halo Infinite nos PCs – via Steam, sinalizando o ponto mais baixo da série.
Fonte: Adrenaline